terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Lazareto de bexiguentos do Itapety


Após uma breve pausa, voltamos às postagens que serão regulares e terminaremos a série sobre a varíola em Mogi das Cruzes com três documentos referentes ao lazareto do Itapety.
Com as epidemias de varíola sendo uma constante em todos os lugares do mundo, no século XIX alem da vacinação, desenvolveu-se a idéia de colocar o doente em lazaretos, um lugar afastado das cidades onde colocavam as pessoas com doenças infecciosas.
Várias localidades nos E.U.A. adotaram a ação de isolar o doente e esta pratica passou a ser uma constante juntamente com a vacinação.Assim lugares afastados recebiam hospitais de isolamento como Dartford, bairro periférico em Londres-Inglaterra onde havia hospitais de isolamento na grande epidemia da década de 1880.
Em 1878 a câmara de Taubaté em suas Atas (vol.VII) discutiu a idéia de seguir o modelo americano de isolar o infectado, porem abandonou a idéia que somente seria utilizada na epidemia de 1887.
Na cidade de Mogi das Cruzes o “Lazareto de Bexiguentos do Bairro do Itapety” foi instalado em março de 1878, sendo que neste mês entraram 26 pessoas de 5 famílias diferentes e em abril 5 pessoas.Seis doentes faleceram após um período de 10-30 dias no lazareto.
Em Maio de 1878 o registro final apontava a saída de 25 pessoas e o falecimento de 6.
Fontes:DAESP caixa 1113, Arquivo Municipal de Taubaté, Atas da Câmara vol.VII

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário