quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Observar e comprar, observar e desejar – O Natal de 1935

Uma possibilidade na produção de conhecimento histórico está na análise de periódicos locais e sua contextualização.
Na antevéspera do Natal de 1935, um dos ícones da sociedade industrial no século XX, assumia o centro das atenções:o automóvel.
O jornal “O Liberal” estampava em sua primeira página, do dia 22 de dezembro de 1935, o objeto de desejo da sociedade de consumo, que dava seus primeiros passos. Uma caravana com cinquenta carros desfilava pelas ruas da cidade, tendo a imprensa e autoridades como convidados.
Para aquele que só podia observar e desejar, os novos modelos do Ford V8 ficaria em exposição na agencia do município.
Mas a ideia pretendida de progresso como elemento fundamental para eliminar contrastes sociais, era desfeita na terceira pagina com a noticia do “Natal dos pobres” e a exposição da desigualdade presente na sociedade industrial. O Natal dos pobres era realizado desde 1911 e nas palavras do periódico “A Vida”, a realização da festa “...nas amplas varandas do Mercado Municipal … indica que nós já temos dado um grande passo na senda da civilização”. Presidia esta visão o conceito evolucionista de civilização, onde, o resultado de civilizar era o estado de adiantamento cultural e social.
As cronicas de Natal, a religiosidade da festa, presentes nas primeiras páginas de jornais locais em anos anteriores, davam lugar aos desejos de uma sociedade de mercado. As características solidarias da festa ficavam relegadas a pequenas notas no interior da edição.

Fontes:
Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes, jornal “O Liberal” 22 de dezembro de 1935, jornal “A Vida”, várias edições.

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