domingo, 1 de maio de 2011

Entre salas de aula e corredores: o Grupo Escolar em 1896

Vimos nas duas postagens anteriores, a situação da educação na cidade de Mogi das Cruzes no século XIX, a política educacional provincial que criara um departamento de Instrução Publica e a atuação do inspetor geral de instrução pública percorrendo as escolas da província.

Na terceira postagem sobre educação o assunto é a criação dos grupos escolares e mais especificamente a criação do Grupo Escolar de Mogi das Cruzes em 1896.

Como já foi dito, nas nações que se industrializavam a educação assumiu uma nova postura, tendo significado político e econômico, interferindo no complexo processo de desenvolvimento que incorporava métodos de aprendizagem em sociedades que atravessavam a revolução industrial. Na Inglaterra, Alemanha e França 80% a 90 % das crianças freqüentavam a escola em 1890.

Contrariamente, no Brasil, o recenseamento de 1872 apontava 9 milhões de habitantes da população livre, com índice de analfabetismo de 78% nos grupos com idade de 15 anos ou mais.Em 1878 no país, contavam-se 15561 escolas primarias que reuniam 175 mil alunos[1].

O Inspetor Literário do 11° Distrito que abrangia a região de Mogi das Cruzes escreveu em seu relatório de 1885 sobre a qualidade ruim do ensino público e a exclusão de grande parte da população, onde “...o governo não cria escolas para serem freqüentadas por uma fração do povo, por dous terços apenas da população escolar, ficando um terço na ignorância e obscuridade sem justificar o motivo”.

Também a situação do professor era objeto de relatórios onde se expunha os problemas enfrentados pelos professores públicos. O relatório de 1886 apresentava o seguinte teor: ”É nomeado um professor público, tira seu título, vai procurar uma casa em que estabelecer a escola, e logo se vê em sérias dificuldades...”

Com o advento da República, esta recebe como herança, um ensino público ineficaz e precário.

Na tentativa de estabelecer um programa de educação, uma reforma educacional de âmbito estadual é realizada em São Paulo em 1892 por Caetano de Campos e ligado a esta reforma esta a criação dos grupos escolares que reuniam em um só local varias escolas isoladas.

Estava aberta a possibilidade de criação dos grupos escolares e, ao mesmo tempo, acabar com as escolas que funcionavam nas casas onde os professores residiam e apresentavam problemas de acomodação dos alunos por absoluta falta de móveis escolares, inadequação do espaço físico com problemas de acomodação dos alunos, ausência de métodos de ensino e literatura escolar e a falta de objetos escolares como lousa, papel, mapas, material para escrita, etc.

Em 1895 Mogi das Cruzes contava com 16 escolas isoladas que foram reunidas em 1896 no primeiro Grupo Escolar da cidade em prédio adaptado para esta função.

Continuando no tema Educação, na próxima postagem será abordado a arquitetura escolar e a construção de um prédio próprio para abrigar o Grupo Escolar de Mogi das Cruzes.

As letras em itálico respeitam a grafia original do documento

Fontes: APESP, latas - Instrução Pública, 5065 e 5066


[1] Holanda, Sergio Buarque. História Geral da Civilização Brasileira, vol.6. Difel, SP, 1971

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